São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ilustrada em cima da hora

Em São Paulo, Amós Oz diz que "Israel é uma decepção"

Mais importante escritor israelense da atualidade falou ontem sobre política e literatura no Sesc Pinheiros

Autor de "O Monte do Mau Conselho" veio ao país para comemoração dos 25 anos da editora Companhia das Letras

ROBERTO KAZ
DE SÃO PAULO

"Israel é uma decepção", disse o autor Amós Oz, na noite de ontem, diante do público que lotou o teatro do Sesc Pinheiros -com capacidade para 1.010 pessoas-, em SP.
No Brasil para a comemoração dos 25 anos da editora Companhia das Letras, Oz, mais importante escritor israelense da atualidade, falou com algum humor da fundação de seu país, em 1948.
Foi chamado ao palco pelo dono da editora Luiz Schwarcz, que brincou: "Estou há três dias com Oz no Brasil. Realizamos um duelo incessante de piadas de mãe judia. Ele ganhou, claro".
O escritor disse que "Israel nasceu de um sonho, e tudo que nasce de um sonho está destinado a ser uma decepção". "A única maneira de manter um sonho intacto é nunca vivê-lo", declarou.
"Os imigrantes dos outros países árabes sonhavam que Israel deveria ser uma réplica do Oriente Médio. Os imigrantes europeus, uma réplica da Europa do leste. Já os marxistas sonhavam que Stálin visitaria um kibutz. Olharia o estábulo e o galinheiro e diria: 'Vocês fizeram um socialismo melhor do que na Rússia'", afirmou.
Para Oz, "Israel não é um país. É uma discussão calorosa de 8 milhões de primeiros-ministros".


Texto Anterior: Terremoto de 5,7 graus atinge o leste da Turquia e deixa 3 mortos
Próximo Texto: Comediante Eddie Murphy desiste de apresentar o Oscar
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.