São Paulo, terça, 10 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÃO
Grupo de Chávez elege governadores
Ex-golpista ganha força na Venezuela

das agências internacionais

As eleições gerais de anteontem na Venezuela fortaleceram a candidatura de Hugo Chávez para as eleições presidenciais do dia 6 do próximo mês.
Com 67,1% dos votos apurados ontem, a coligação liderada por Chávez, a Polo Partidário, elegeu pelo menos 8 dos 23 governadores eleitos e conquistou 34% das 48 cadeiras do Senado e 189 cadeiras da Câmara dos Deputados.
"O grande vencedor das eleições foi o senhor Chávez, e digo isso sem nenhuma simpatia", disse o ex-presidente venezuelano Carlos Andrés Pérez, eleito senador por seu Estado natal, Táchira.
Preso no dia 15 de abril deste ano por corrupção, Pérez deve agora ser posto em liberdade após recuperar sua imunidade parlamentar.
Chávez, 44, que liderou tentativa de golpe em 1992 contra Andrés Pérez, tem uma plataforma de combate à corrupção e aos partidos tradicionais.
O partido de centro-esquerda Ação Democrata, um dos partidos tradicionais que controlam o atual Congresso, obteve cerca de 22% dos cargos parlamentares.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.