São Paulo, segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Intensa onda de frio polar fecha estradas e aeroportos na Europa

Temperaturas são as mais baixas em 30 anos; 26 já morreram no Reino Unido

DA REDAÇÃO

Com vários aeroportos suspendendo voos, a onda de frio polar que atinge a Europa continuou a provocar acidentes e chegou a paralisar estradas no fim de semana. No aeroporto de Frankfurt, um dos maiores da Europa, 61 voos foram cancelados e mais de 400 pessoas passaram a noite no terminal.
A situação é semelhante na França. Com a suspensão dos voos de sábado à noite no aeroporto de Lyon, pelo menos 800 passageiros deixaram de viajar.
O tráfego aéreo só começou a ser normalizado na manhã de ontem. Apesar de atrasos e alguns cancelamentos de voos, o Reino Unido manteve seus principais aeroportos abertos. No país, a onda de frio já provocou ao menos 26 mortes.
Com temperaturas que chegam a 21 graus negativos, a demanda por gás no país não para de crescer -o governo britânico garante que há reservas de energia para todo o inverno.
Transportes terrestres também enfrentam problemas. Na Alemanha, um dos países mais atingidos, forte nevasca prendeu mais de 160 pessoas no sábado numa estrada congelada.
A polícia da cidade de Altentreptow, que resgatou os passageiros ontem pela manhã, disse que 148 adultos e 19 crianças ficarm presos em carros, ônibus e caminhões mais de dez horas.
Sem transporte ferroviário e com as estradas bloqueadas, outras cidades alemãs, sobretudo no norte e no leste, estão completamente isoladas. Em muitas, houve corte de energia elétrica. Nas áreas mais atingidas, a recomendação da polícia é para que as pessoas não saiam de casa. Ao longo da costa do Báltico, o serviço de balsa para a Escandinávia foi suspenso.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Análise: "É preciso mudar a lei para prender terroristas"
Próximo Texto: Washington: Líder democrata é criticado por declaração racista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.