UOL


São Paulo, terça-feira, 11 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guerra vai prejudicar os pobres, diz Lula

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, em São Paulo, que a iminência de um ataque americano ao Iraque está dando prejuízos ao Brasil e que uma guerra irá "sacrificar a população mais pobre do planeta".
"Embora estejamos a 8.000 km de distância dos EUA, a 14 mil km do Iraque, a verdade é que essa guerra já começa a trazer os prejuízos ao Brasil e a outros países."
Lula disse ser necessária uma nova tentativa de entendimento diplomático. "O governo brasileiro não entende o motivo de não haver mais sacrifício dos governantes do mundo inteiro para que a gente consiga encontrar uma solução pela qual possamos fiscalizar devidamente o Iraque, mas sem permitir que a guerra seja a única e a última saída", afirmou.
"A humanidade, neste momento, está carecendo de educação, mais de saúde, mais de alimentação, mais de paz, do que de uma guerra que poderá trazer prejuízos maléficos para a sociedade e, sobretudo, para a parte mais pobre da população do planeta."


Texto Anterior: Washington já faz licitações para pós-guerra
Próximo Texto: EUA foram "arrogantes" com a ONU, diz analista
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.