São Paulo, domingo, 11 de abril de 2004

Texto Anterior | Índice

PERU

Presidente estava na cidade quando ocorreu o incidente

Avalanches soterram 11 pessoas e ferem 6 na área de Machu Picchu

DA REDAÇÃO

Dois fortes deslizamentos de terra atingiram o distrito de Machu Picchu, sítio arqueológico que é o mais importante destino turístico do Peru. O presidente, Alejandro Toledo, estava na região, mas não sofreu ferimentos.
Pelo menos seis pessoas ficaram feridas e 11 foram soterradas. Até o final da tarde de ontem, seis corpos haviam sido resgatados. Segundo as autoridades locais, não há turistas entre as vítimas. As avalanches também danificaram mais de 25 casas e deixaram cerca de 70 desabrigados.
Aproximadamente 1.500 peruanos e estrangeiros que haviam ido visitar o local na Semana Santa estão impedidos de sair, já que parte da ferrovia foi destruída. Não há estradas rodoviárias para Machu Picchu.
O primeiro deslizamento destruiu cerca de 200 metros de trilhos. Já a segunda avalanche atingiu o povoado conhecido como Aguas Calientes, no qual moravam os soterrados e os feridos.
A recuperação da estrada foi iniciada ontem, disse um porta-voz da Peru Rail, empresa que administra a ferrovia entre Cuzco e Machu Picchu. A previsão é que os turistas comecem a ser evacuados hoje.

Helicóptero presidencial
O presidente Toledo, que apresenta baixos índices de popularidade, estava em Machu Picchu quando ocorreram os deslizamentos.
Ele havia chegado na sexta-feira, de helicóptero, para participar das filmagens de um documentário para televisão que está sendo feito pelos canais Travel Channel e Discovery Channel (no Brasil, transmitidos por operadoras de TV a cabo). Nenhum membro da comitiva presidencial ou das equipes de TV ficou ferido.
De acordo com as autoridades locais, o presidente colocou seu helicóptero à disposição das equipes de resgate assim que soube das avalanches. Ele também está colaborando nos trabalhos de recuperação da linha férrea.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ensino: Faculdade alimenta direita cristã dos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.