São Paulo, segunda-feira, 11 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA LATINA

Morales pede a Peru que não dê asilo a ex-ministros bolivianos

DA FRANCE PRESSE

O presidente da Bolivia, Evo Morales, exortou seu colega do Peru, Alan García, a não conceder asilo a ex-ministros bolivianos acusados de crimes contra a humanidade e, em troca, expulsá-los para que sejam processados. "O presidente García tem a obrigação de expulsar quem solicitar refúgio, pois não pode encobrir delinquentes."
Na semana passada, o chanceler peruano, José Antonio Belaunde, revelou que seu país concedeu asilo a um ex-ministro do governo Gonzalo Sánchez de Lozada e que dois outros ex-ministros haviam solicitado refúgio.
Os autores dos pedidos seriam os ex-ministros Jorge Torres Obleas (Desenvolvimento Econômico), Javier Torres Goitia (Saúde) e Mirtha Quevedo (Participação Popular). Todos são acusados de genocídio, pela morte de 60 pessoas em rebelião popular em outubro de 2003.

Texto Anterior: Ex-ministro das Finanças ganha superpoderes no gabinete Zuma
Próximo Texto: Geopolítica: Moscou vê retrocesso em diálogo com EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.