São Paulo, segunda-feira, 11 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-ministro das Finanças ganha superpoderes no gabinete Zuma

Trevor Manuel vai chefiar a comissão de planejamento do governo sul-africano

DA REUTERS

Após 13 anos à frente do Ministério das Finanças da África do Sul, Trevor Manuel foi anunciado ontem chefe da comissão de planejamento do recém-empossado presidente sul-africano, Jacob Zuma.
"O camarada Trevor Manuel ganhou uma nova estrutura, muito poderosa, que vai traçar um plano nacional de governo", afirmou Zuma, ontem, durante o anúncio de seu ministério.
Para substituir Manuel -que conquistou a confiança de investidores por suas políticas pró-mercado-, Zuma nomeou o chefe da agência tributária Pravin Gordhan, cuja gestão foi elogiada por ter superado repetidamente as metas de arrecadação do país.
Descendente asiático, Gordhan nasceu em Durban e foi membro do parlamento pelo Congresso Nacional Africano entre 1994 e 1998, onde teve papel determinante na elaboração da atual constituição.
Um dos desafios do governo Zuma na área econômica será equilibrar as demandas de sindicatos e comunistas, que ajudaram na sua eleição, e as dos investidores, que temem uma guinada à esquerda.
Alguns esquerdistas notórios terão lugar no gabinete, mas não em posições chave.
O Ministério da Saúde, um dos postos mais visados do governo, será ocupado pelo médico Aaron Motsoaledi.
A pasta tem como prioridade lidar com a crescente epidemia de Aids, que mata cerca de mil pessoas por dia no país.
Motsoaledi substitui Barbara Hogan, que será responsável por supervisionar as grandes estatais do país.
Além da crise financeira global, Zuma é pressionado para cumprir 15 anos de promessas de seu partido, o Congresso Nacional Africano, de resolver questões complexas, como a pobreza, a alta taxa de criminalidade, a epidemia de Aids e a criação de empregos.


Texto Anterior: Netanyahu vai hoje ao Egito para pedir frente regional contra o Irã
Próximo Texto: América Latina: Morales pede a Peru que não dê asilo a ex-ministros bolivianos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.