São Paulo, sexta, 11 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERREMOTO
Abalo de anteontem deixa 322 feridos; em Cariaco, duas escolas desabaram, atingindo centenas de crianças
Mortos por tremor na Venezuela já são 59

das agências internacionais

Chegou a 59 o número de mortos pelo terremoto que atingiu anteontem o nordeste da Venezuela, o pior do país nos últimos 30 anos. Há 322 feridos.
Os trabalhos de resgate continuavam ontem na região afetada pelos tremores -46 pessoas foram resgatadas com vida dos escombros até agora. O número de mortos deve aumentar, disseram autoridades.
Na cidade mais atingida pelo terremoto, Cariaco (60 km a leste de Cumaná, capital do Estado de Sucre), duas escolas desabaram, quando os alunos faziam os exames finais.
O terremoto, que atingiu 6,9 graus na escala Richter, ocorreu no meio da tarde, às 15h25 (17h25 em Brasília). "O problema é muito grave. A escola foi para o chão e havia muitas crianças lá dentro", afirmou Ramón Martínez, governador do Estado. Só nessa escola, deveria haver cerca de 500 alunos.
Os hospitais da cidade estão lotados. "Muitas das vítimas são crianças que perderam membros durante os desabamentos", disse Ramón Ward, diretor do hospital de Cariaco.
Na cidade, que tem 13 mil habitantes e fica sobre uma falha geológica, 75% das construções foram derrubadas. O presidente do país, Rafael Caldera, decretou luto oficial por três dias e prometeu fazer inspeções nas áreas afetadas.
Em Cumaná, os trabalhos de resgate se concentravam em um prédio de escritórios que desabou -cerca de 70 pessoas estavam no edifício, segundo estimativas.
O governador Martínez disse que 11 corpos foram retirados dos escombros do prédio e 30 pessoas foram resgatadas com vida. "Não sabemos ao certo quantas pessoas estavam lá, mas sabemos que havia muitas porque o terremoto ocorreu no horário de trabalho", afirmou José Azocar, chefe do corpo de bombeiros de Cumaná.
As autoridades têm esperança de resgatar mais pessoas com vida. Um grupo de vítimas do terremoto preso nos escombros usou telefones celulares para ser encontrado (leia texto abaixo).
Em Casanay, 30 km a leste de Cariaco, cinco pessoas morreram. Na ilha Margarita, no Caribe, um bebê que estava em uma incubadeira perdeu a vida depois que a máquina parou. O cabo que fornece energia à ilha sofreu danos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.