São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmara dos EUA aprova armas para pilotos

DA REDAÇÃO

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou ontem o projeto de lei que permite aos pilotos de linhas aéreas portar armas de fogo nas cabines das aeronaves comerciais do país.
A lei ainda tem de ser aprovada pelo Senado, onde há uma forte objeção a ela, antes de ir à sanção do presidente George W. Bush.
A medida, que foi aprovada por 310 votos contra 113, visa a aumentar a segurança dos vôos americanos após os atentados de 11 de setembro.
O texto aprovado transforma o programa de armamento de pilotos em permanente -antes era restrito a dois anos- e deixa a cargo de cada piloto escolher se deve ou não portar a arma.
Há mais de 70 mil pilotos nos EUA que poderão usar a nova lei, caso seja aprovada. A legislação instituiria também a implementação de um programa de defesa pessoal para ser ministrado a todos os comissários de bordo.
Além de encontrar resistências no Senado, a lei também não é bem-vista por integrantes do governo Bush. Essas autoridades advogam ser suficiente a instalação de portas mais resistentes nas cabines e o uso de agentes de segurança armados, porém disfarçados, durante os vôos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Guerra sem limites: NY seleciona propostas para local do WTC
Próximo Texto: Prefeito e parentes rompem lua-de-mel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.