São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITES

Seis projetos sobre o que fazer no lugar das torres serão apresentados na próxima semana

NY seleciona propostas para local do WTC

Reuters - 4.jun.2002
Local onde ficava o World Trade Center; após a retirada dos escombros, debates sobre o que fazer no local ganharam força


SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

Dez meses após o maior ataque terrorista da história dos EUA, o espaço em que um dia esteve o World Trade Center começa a ganhar cara. Pelo menos na teoria. As seis propostas do que deve ser feito no lugar estão escolhidas e serão apresentadas ao público na semana que vem.
Foram selecionadas por uma comissão baseada em Nova York que junta pessoal dos governos federal, estadual e municipal, mais os donos do terreno, o dono do complexo de prédios e parentes ou representantes das vítimas do 11 de setembro.
Pouco se conhece dos projetos, mas já se sabe que há uma vertente que saiu vencedora. Os "horizontalistas" se sobrepuseram aos "verticalistas". Os últimos queriam novos arranha-céus, não só no lugar onde ficavam as torres, mas no entorno da área. Foram derrotados.
Assim, um dos traços em comum aos planos é a pouca altura dos prédios propostos para os 64 mil metros quadrados, limpos e seguros desde o mês passado. Aí reside a mais nova polêmica: quem já viu o material afirma que os seis são muito parecidos.

Disputa
Não é fácil agradar a todos. A Autoridade Portuária dos Estados de Nova York e Nova Jersey, que é dona do terreno, insiste que o todo o espaço comercial destruído seja recuperado, mesma posição do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.
Os parentes das vítimas do ataque estão divididos quanto ao que fazer lá, mas concordam em um aspecto: o memorial tem de ser maior e mais grandioso do que os prédios comerciais novos que forem construídos em volta.
No meio, a Corporação de Desenvolvimento da Baixa Manhattan, que comanda o processo que vai escolher o vencedor. Sim, responde a entidade ao governo, todos os projetos incluem o mesmo espaço comercial que havia antes. Sim, fala também aos familiares, o memorial previsto por todos eles ocupa um local de destaque.
Como tudo isso pode ser amarrado numa idéia só será conhecido no próximo dia 20.



Texto Anterior: Vaticano critica ordenação de mulheres na Áustria
Próximo Texto: Câmara dos EUA aprova armas para pilotos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.