São Paulo, sábado, 11 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPASSE

Negociação sobre pauta de conferência da ONU sobre racismo termina sem acordo
As negociações sobre a pauta da conferência das Nações Unidas sobre o racismo, que ocorrerá em Durban, na África do Sul, de 31 de agosto a 7 de setembro, terminaram ontem em Genebra, na Suíça, sem que os países envolvidos conseguissem chegar a um acordo quanto à questão da reparação pela escravidão e às políticas de Israel em relação aos palestinos.
Os Estados Unidos ameaçam não participar do encontro se países árabes insistirem em colocar na pauta que Israel tem uma política "racista" em relação aos palestinos, alegando que os israelenses privam os palestinos de seus direitos básicos.
No que se refere à questão da reparação pela escravidão e pela colonização, o principal ponto de litígio diz respeito a um eventual pedido de desculpas por parte de ex-potências coloniais. Esse pedido de desculpas poderia abrir caminho para processos visando compensação financeira.



Texto Anterior: Panorâmica - Bálcãs: Ao menos oito soldados da Macedônia morrem em explosões perto da capital
Próximo Texto: Clima instável: Rumores de golpe fazem Exército do Paraguai tomar medidas de segurança
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.