São Paulo, segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO NUCLEAR

Avançam negociações sobre programa nuclear iraniano

DA REDAÇÃO

Após conversa de sete horas em Viena, o principal negociador nuclear do Irã, Ali Larijani, e o chefe da diplomacia da União Européia, Javier Solana, declararam ontem ter "esclarecido mal-entendidos e progredido na negociação" sobre o programa nuclear iraniano.
O encontro foi considerado última chance de acordo antes que o Irã seja punido por ter ignorado a determinação do Conselho de Segurança da ONU de suspender o enriquecimento de urânio em 31 de agosto deste ano.
"A reunião foi produtiva. Progredimos e queremos continuar nessa linha. Voltaremos a nos encontrar", disse Solana à agência de notícias Reuters. O novo encontro deve acontecer na próxima quinta-feira.
Larijani fez coro com o europeu. "Chegamos a pontos de vista em comum em vários assuntos", disse à Reuters. Nenhum dos dois, contudo, informou detalhes sobre o progresso obtido.
O representante iraniano na AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), Aliasghar Soltaniyeh, desmentiu rumores de que Larijani teria considerado suspender o enriquecimento de urânio por dois meses .
O seretário-geral da ONU, Kofi Annan, afirmou ontem apostar na negociação. "Se nos encaminharmos para uma confrontação, temo que isso gerará muitíssimos problemas", comentou em entrevista à rádio francesa Europe 1. Já a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, em entrevista concedida ontem à TV CNN, ameaçou o Irã com sanções financeiras caso o enriquecimento de urânio continue.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Artigo: Os ataques da Al Qaeda no contexto histórico
Próximo Texto: Oriente médio: Blair obtém acordo para negociações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.