São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÁUCASO

Geórgia acusa Moscou de xenofobia

DA REDAÇÃO

A Geórgia subiu ontem o tom em sua disputa com a Rússia, acusando o Kremlin de xenofobia devido à repressão ordenada contra os cidadãos do país. As tensas relações entre a Rússia e a ex-república soviética se transformaram em crise nas últimas duas semanas, depois que a Geórgia prendeu quatro militares russos acusados de espionagem.
Embora os quatro tenham sido libertados dias depois, por pressão de Moscou, a Rússia aplicou uma série de sanções contra a Geórgia, entre elas um bloqueio postal e de transportes. Também ordenou medidas de repressão contra os georgianos no país, que incluiu a deportação de "ilegais".
Ontem a Justiça russa determinou a expulsão de mais 119 deles.
O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Ivanov, descartou uma ação militar contra a Geórgia, mas disse que a pressão vai continuar. "Ninguém está falando de ameaça militar", disse Ivanov. "Só um louco pode imaginar uma guerra entre a Rússia e a Geórgia."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Reino Unido: Suposta bomba faz aeroporto esvaziar
Próximo Texto: Bagdá recolhe 75 corpos em dois dias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.