São Paulo, sábado, 11 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Embaixador dos EUA critica reconhecimento

ALINE PELLEGRINI
DE SÃO PAULO

O embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, criticou ontem a decisão do Itamaraty de reconhecer o Estado palestino, em visita à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em São Paulo.
"Pela nossa maneira de ver o problema do Oriente Médio, a decisão do Brasil foi prematura, mas o Brasil é um país soberano e tem todo o direito de reconhecer quem quiser."
No último dia 1º de dezembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta ao presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, reafirmando o reconhecimento de um potencial Estado palestino na Cisjordânia e Gaza, áreas ocupadas por Israel em 1967.
Shannon ainda elogiou a entrevista que a presidente eleita, Dilma Rousseff, deu ao jornal "Washington Post", no último domingo.
Dilma afirmou discordar da abstenção do Brasil em votação na ONU de uma resolução que condena violações de direitos humanos no Irã.
"Foi uma excelente entrevista. Bem recebida em Washington", afirmou.
Shannon comparou a divulgação dos telegramas americanos revelados pelo site WikiLeaks às de uma relação conjugal.
"Se alguém tocasse em sua porta, dissesse que tem a gravação de todas as conversas com sua esposa e que está disposto a publicá-las, vocês pensariam que essa transparência é algo útil ou algo daninho?", disse.


Texto Anterior: Brasil vive dias de glória entre palestinos
Próximo Texto: Pulitzer muda regra e inclui mídias digitais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.