São Paulo, sábado, 12 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPANHA

Hino nacional pode ganhar letra, escolhida em concurso

DA REDAÇÃO

Uma melodia de autor anônimo do século 18, o hino nacional da Espanha poderá ser acompanhado de uma letra. Mas para isso os versos deverão ter o apoio de meio milhão de eleitores e tramitar no Parlamento como projeto de iniciativa popular.
A idéia de dar uma letra ao hino partiu do Comitê Olímpico Espanhol. A canção não poderia mais deixar de ser cantada por atletas em encontros internacionais, argumentou Alejandro Blanco, presidente do comitê.
Foi ele quem lançou um concurso nacional para o qual se inscreveram em torno de 2.000 letristas. O vencedor foi Paulino Cubera, 52, desempregado que escreveu a letra "para as pessoas médias, que tomam o metrô para ir ao trabalho".
A novidade deveria ser anunciada só no dia 21. Mas ela vazou por um dos seis jurados escolhidos pela SGAE (Sociedade Geral dos Autores Espanhóis).
O "El País" relata que as bancadas parlamentares receberam o projeto com certa frieza. Carmen Calvo, vice-presidente da Câmara, disse que a letra parece um plágio e que daria ao hino espanhol um ranço do passado. Criticou-a ainda por suas "expressões vetustas".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Bolívia: Opositores rejeitam proposta de Morales para Constituição
Próximo Texto: Reino Unido: Gêmeos britânicos se casam por desconhecerem laço biológico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.