São Paulo, sábado, 12 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLÍVIA

Opositores rejeitam proposta de Morales para Constituição

DA REDAÇÃO

Após iniciarem um diálogo preliminar nesta semana, o governo Evo Morales e os governadores opositores que querem declarar autonomia administrativa voltaram a exibir posicionamentos incompatíveis ontem.
Morales insistiu ontem que o novo texto constitucional boliviano, aprovado por governistas e aliados em dezembro, deve ser marco legal das autonomias administrativas dos departamentos.
Detalhando proposta feita aos governadores em reunião na última terça-feira, o presidente boliviano afirmou que a Assembléia Constituinte deve trabalhar para "compatibilizar" a nova Carta com o estatutos de autonomia dos departamentos de Santa Cruz, Pando, Beni e Tarija.
A oposição não aceitou a oferta de La Paz. Ontem, o governador do rico departamento de Santa Cruz, Rubén Costas, voltou a dizer não reconhecerá a nova Constituição, que considera ilegal.
Para os oposicionistas, a nova Carta, que ainda irá a referendo, é excessivamente estatista e foi aprovada ilegalmente. Na atual Constituição, porém, não existe menção à autonomia -o que deixa a proposta das regiões num vazio jurídico.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Brasil teme capitalização política do grupo
Próximo Texto: Espanha: Hino nacional pode ganhar letra, escolhida em concurso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.