São Paulo, segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRAGÉDIA

Balsa com 270 naufraga na Indonésia, e só 18 são salvos

DA REDAÇÃO

Uma balsa com cerca de 270 pessoas a bordo naufragou no estreito de Makassar, na Indonésia, e autoridades temiam que a maioria dos passageiros tivesse morrido. Até o fechamento desta edição, a Agência Nacional de Salvamento só havia confirmado o resgate de 18 pessoas.
A balsa Teratai Prima naufragou em consequência da violência das ondas quando fazia a rota entre Parepare, na ilha de Célebes, e Samarinda, em Bornéu.
A embarcação perdeu contato radiofônico com a terra às 4h de ontem (22h de sábado em Brasília), após informar estar em meio a uma tempestade, mas a Polícia Nacional da Indonésia afirma só ter tomado conhecimento da catástrofe às 15h, o que prejudicou o trabalho de resgate. Além da tripulação, a balsa levava uma carga de 18 toneladas.
O capitão da embarcação, uma das pessoas resgatadas com vida por pescadores, disse que 150 pessoas pularam do navio antes de ele afundar, mas não soube informar o que aconteceu com elas. "Preparamos uma operação de busca, mas as ondas grandes estão atrapalhando o processo", disse o ministro indonésio dos Transportes, Jusman Syafi'i Djamal.
Acidentes como esse são frequentes na Indonésia, arquipélago composto por mais de 17 mil ilhas onde o tráfego marítimo é muito intenso, e os controles de segurança, muitas vezes falhos. O último grande naufrágio ocorreu em dezembro de 2006, quando mais de 500 pessoas morreram nas costas da ilha de Java.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Argentina: Saúde faz Cristina cancelar viagens a Cuba e Venezuela
Próximo Texto: Ásia: Eleições na Tailândia medem apoio a primeiro-ministro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.