São Paulo, segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Índice

ÁSIA

Eleições na Tailândia medem apoio a primeiro-ministro

DA REDAÇÃO

Após longa crise política opondo minorias urbanas e massa rural, os tailandeses foram ontem às urnas para escolher 29 deputados e o governador de Bancoc em eleições que revelarão o apoio ao premiê, Abhisit Vejjajiva, no cargo há menos de um mês. Segundo a Comissão Eleitoral, 60% dos eleitores compareceram à votação.
Os resultados ainda não haviam sido divulgados até o fechamento desta edição. Mas pesquisas de boca-de-urna apontam que o governo de Vejjajiva e seus aliados tenham conseguido 19 dos 29 assentos vagos do Parlamento, consolidando maioria.
Líder do Partido Democrata, Vejjajiva, 44, é ligado à Aliança pela Democracia (APD), grupo majoritariamente urbano que se opõe ao ex-premiê Thaksin Shinawatra (deposto em 2006 e foragido) e a seus aliados, aos quais acusam de corrupção e populismo devido às políticas que privilegiaram as zonas rurais miseráveis. A APD fez do grupo de Thaksin alvo de violentos protestos que paralisaram o país politicamente por quase todo o último semestre.
Os 8,1 milhões de tailandeses convocados às urnas em 22 Províncias tiveram de escolher ontem entre 83 candidatos de 13 partidos.
Os eleitos ocuparão os lugares deixados pelos representantes afastados em 2 de dezembro, todos membros do grupo de Thaksin e acusados de fraude nas eleições gerais de 2007.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Tragédia: Balsa com 270 naufraga na Indonésia, e só 18 são salvos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.