UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIA alerta sobre possível atentado nesta semana

DA REDAÇÃO

O diretor da CIA, George Tenet, disse ontem ao comitê de inteligência do Senado que os EUA continuam sob alerta diante da possibilidade de sofrer um ataque terrorista até o final desta semana.
No último dia 7, o governo americano colocou o país no segundo mais alto nível de estado de alerta terrorista possível. De acordo com Tenet, múltiplas fontes com "laços fortes com a Al Qaeda" informaram que poderia haver um ataque terrorista em território americano ou na península Arábica e que o atentado poderia ocorrer até o final do Hajj (peregrinação a Meca), que acontece durante nesta semana.
"Elas apontam para complôs que podem incluir o uso de equipamentos de dispersão de radiação [as bombas sujas", assim como venenos ou substâncias químicas", afirmou Tenet. "Foram as mais específicas que já vimos."
O diretor do FBI (polícia federal), Robert Mueller, também esteve presente à sessão e disse que a maior ameaça de atentado vem de células não identificadas da Al Qaeda em solo americano.
"Nossas investigações sugerem que a Al Qaeda desenvolveu uma infra-estrutura de apoio dentro dos EUA que permite à rede preparar outro atentado no território americano", disse Mueller.
Tenet afirmou que os EUA receberam indícios perturbadores de que a rede Al Qaeda está presente tanto no Irã quanto no Iraque, países acusados pelos EUA de desenvolver armas de destruição em massa. Para o presidente dos EUA, George W. Bush, Irã e Iraque e Coréia do Norte constituem um "eixo do mal".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Londres destaca Exército para vigiar aeroporto
Próximo Texto: Senado dos EUA vê falta de planejamento
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.