UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado dos EUA vê falta de planejamento

DA REDAÇÃO

Membros do governo Bush disseram ontem no Senado que o país pode ficar dois anos ocupando o Iraque após a deposição do regime iraquiano e que "enormes incertezas" tornam impossível fazer uma avaliação precisa de quanto tempo as tropas ficarão e quanto a operação custaria.
O subsecretário de Defesa Douglas Feith disse que as administrações civil e militar num Iraque pós-Saddam Hussein estariam subordinadas ao comandante militar dos EUA no Oriente Médio, o general Tommy Franks.
Já Marc Grossman, seu colega no Departamento de Estado, disse que arriscaria "dois anos" ao ser indagado sobre a duração da administração americana.
Mas os dois, em audiências convocadas para discutir o futuro do Iraque, disseram não saber como os EUA administrarão a indústria petrolífera iraquiana, quem pagaria os custos de reparos na infra-estrutura do país e como instalariam um governo democrático.
Alguns senadores demonstraram espanto com a falta de planejamento do governo em relação ao pós-guerra. "O povo americano não tem noção sobre o que estamos prestes a fazer. Eles crêem que [a guerra" será rápida, bem-sucedida e com pouco sangue", disse o democrata Joseph Biden.
Mesmo o republicano Richard Lugar, presidente do comitê de Relações Exteriores, criticou a falta de planejamento. "O petróleo não fluirá até sabermos como administraremos os campos. É preciso acertar isso urgentemente."

Gás mostarda
Especialistas em armas da ONU começam hoje a destruir equipamentos iraquianos com gás mostarda. Hiro Ueki, porta-voz dos inspetores, disse que uma equipe da ONU foi a Al Mutanna, ao norte de Bagdá, para destruir dez bombas e quatro contêineres com gás mostarda.
Segundo a rede de TV norte-americana NBC, Saddam está instalando grandes quantidades de explosivos em poços de petróleo com a suposta intenção de destruí-los caso haja uma guerra.


Com agências internacionais


Texto Anterior: CIA alerta sobre possível atentado nesta semana
Próximo Texto: Sociólogo do Rio será escudo humano
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.