UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sociólogo do Rio será escudo humano

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Considerado um dos maiores pesquisadores da violência urbana no Brasil, Ignacio Cano, sociólogo espanhol radicado no Rio, chegou ontem a Bagdá, junto com voluntários dispostos a servir de escudo humano.
Professor da Universidade do Estado do Rio, Cano, 40, é casado e pai de dois filhos. "Também faço isso pelos meus filhos", disse à Folha por telefone, de Bagdá.
 

Folha - Que situação o sr. encontrou em Bagdá?
Ignacio Cano -
A cidade está muito decaída, mostrando sinais de muitos anos de embargo. As pessoas estão pessimistas, pensando que a guerra virá. Nós não estamos completamente pessimistas porque vimos que o movimento contra a guerra é forte.

Folha - Que grupo o sr. integra?
Cano -
Somos 11 italianos, dois canadenses e eu. Nós nos juntamos em Istambul. Muitos grupos estão vindo, encontramos pessoas da Suécia, da Austrália.

Folha - Como o grupo agirá?
Cano -
Tivemos a primeira reunião com o representante de uma espécie de associação iraquiana de amizade e solidariedade. É, na verdade, uma pessoa do governo. É uma situação muito controlada. Temos sempre alguém do governo que nos acompanha para sair, e a possibilidade de contato com a população civil não é grande.

Folha - Por que ser escudo humano no Iraque?
Cano -
Essa guerra é completamente ilegítima e absurda e está sendo travada em nosso nome. Sobretudo em nome dos americanos, mas também dos ocidentais.

Folha - O senhor tem medo?
Cano -
Todos estamos com medo. Mas não somos suicidas nem ignorantes dos riscos.

Folha - O sr. pensa nos seus filhos?
Cano -
Todo dia. Mas às vezes a vida coloca situações assim. É questão de cálculo de risco e benefício, de quanto risco você está disposto a correr e qual o impacto da ação que você está tomando. Penso nos meus filhos todo dia, mas daqui a 20 anos pode ser um pouco tarde para o mundo.


Texto Anterior: Senado dos EUA vê falta de planejamento
Próximo Texto: Almodóvar se manifesta contra a guerra
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.