São Paulo, terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA

Para fugir de ações, PDVSA recebe pagamentos na Suíça

DA REDAÇÃO

A estatal venezuelana do petróleo PDVSA está transferindo seus rendimentos para bancos na Suíça para evitar que a multinacional americana Exxon Mobil consiga bloqueá-los por meio de decisões em tribunais de Justiça internacionais.
Na semana passada, a Justiça britânica determinou o congelamento de US$ 12 bilhões em bens da PDVSA em uma ação movida pela gigante petroleira, que batalha em tribunais para ser paga pelos investimentos em projetos de exploração petrolífera feitos na Venezuela.
A Exxon abandonou o país após não chegar a um acordo com o governo Hugo Chávez, que mudou as regras do setor em 2007.
Negociadores disseram à agência de notícias Reuters que a PDVSA pediu que todos os seus clientes façam pagamentos no banco suíço UBS. O porta-voz da estatal não quis comentar o tema.
Anteontem, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou a ameaçar parar de vender petróleo para os Estados Unidos, a não ser que eles parem uma "guerra econômica" que incluiria, a seu ver, a ação movida pela Exxon Mobil.
O governo George W. Bush ironizou a ameaça de Chávez. "É algo que nós já ouvimos antes", disse Sean McCormack, porta-voz do Departamento de Estado americano. Analistas dizem que a produção venezuelana não tem alternativa de venda ao mercado americano.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Militares devem defender país ante "espionagem" dos EUA, diz Morales
Próximo Texto: França: Socialistas lideram disputa por prefeituras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.