São Paulo, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Analistas veem resultado ruim para os EUA

DE NOVA YORK

O presidente dos EUA, Barack Obama, ligou ontem para o presidente de Israel, Shimon Peres, para se informar sobre o resultado da eleição israelense -que a maioria dos analistas considerou ruim para os planos de Obama de priorizar um acordo entre palestinos e israelenses.
"O presidente elogiou Peres por um artigo recente em que ele reafirmou seu compromisso com solução de dois Estados para o conflito palestino-israelense", disse nota da Casa Branca. Peres é do Partido Trabalhista, que ficou em quarto lugar na votação parlamentar, e terá pouca interferência sobre as decisões do futuro premiê.
Segundo o porta-voz Robert Gibbs, o presidente "espera trabalhar com quem quer que forme o próximo governo israelense na busca de uma paz duradoura na região".
Analistas, entretanto, disseram que as eleições afetarão negativamente os objetivos de Obama tanto no conflito israelo-palestino quanto em relação ao diálogo com o Irã."Esta eleição é um desastre para os EUA", afirma Robert Dreyfuss, especialista em países islâmicos.
"Os EUA vão se ver presos em negociações congeladas [com os palestinos]" e haverá muito menos paciência em Israel para o Irã. "Há o risco de o Irã se tornar mais militante, para não parecer se dobrar a pressões israelenses."
Concorda com ele Jerome Segal, do Centro de Segurança Internacional da Universidade de Maryland. "Nenhum dos líderes possíveis em Israel tem confiança na diplomacia americana para o Irã e todos creem que será necessário usar a força para impedir que o país chegue à bomba nuclear", afirma.
Ele crê que a eleição diminuirá o ímpeto de Obama para usar seu capital político na questão israelo-palestina, porque haverá menos expectativa de sucesso. (ANDREA MURTA)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Livni aposta em estilo duro para superar machismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.