São Paulo, segunda-feira, 12 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corrupção em acordo com Irã é investigada

DA REDAÇÃO

O Ministério Público da Venezuela investiga uma suposta rede de corrupção que atuava no Ministério de Economia Popular do país com objetivo de facilitar contratos de terceiros com o governo Hugo Chávez em troca de propina, com desvio de até US$ 117 milhões.
As irregularidades teriam sido identificadas em obras do projeto bilateral de cooperação em infra-estrutura assinado pela Venezuela e o Irã em 2004, segundo reportagem de ontem do jornal venezuelano "Últimas Notícias", que é pró-Chávez.
Com base em dados do Ministério Público, o jornal disse que já há três pessoas acusadas pelo desvio, entre elas uma funcionária do Ministério de Economia Popular.
O plano Irã-Venezuela começou em meados de 2005 e prevê a construção de fábricas beneficiadoras de milho, leite, indústrias de plástico e autopeças. Deveria ter sido concluído em março de 2006. De acordo com "Últimas Notícias", só uma fábrica de leite foi entregue.
A denúncia do esquema de corrupção, segundo o jornal, teria sido feita pela então ministra da Economia Popular, Oly Millán, em agosto passado. Millán teria ainda se reunido com o irmão de Chávez, Adán, então chefe-de-gabinete da Presidência.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Chávez leva cruzada contra Bush a reduto de Morales
Próximo Texto: Chirac encerra carreira na política francesa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.