São Paulo, segunda-feira, 12 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÚSSIA

Partido fiel a Putin é grande vencedor de eleição regional

DA REDAÇÃO

Partido leal ao presidente Vladimir Putin e dono de quase 70% das cadeiras do Parlamento russo, o Rússia Unida ganhou na grande maioria das regiões que elegeram suas assembléias legislativas ontem, aponta pesquisa boca-de-urna. Os resultados oficiais devem ser divulgados hoje.
De acordo com o Vtsiom (Centro de Estudo da Opinião Pública da Rússia) -que fez a pesquisa de ontem em 10 das 14 regiões que votaram-, o Rússia Unida venceu em nove delas. Na maioria dos casos, conseguiu mais de 40% dos votos.
O único lugar onde perdeu foi no território de Stavropol (sul do país), onde o Rússia Justa -que concorreu a sua primeira eleição após nascer da fusão de três partidos de esquerda e também é fiel a Putin- teve 40%, contra 29% do Rússia Unida.
Em São Petersburgo, o Rússia Unida teve 38% dos votos, seguido pelo Rússia Justa (22,5%), pelos comunistas (16,5%) e pelo Partido Liberal Democrático (10%), de extrema direita. Por causa de novas regras eleitorais que dificultam o registro de partidos e candidatos, só essas quatro agremiações concorreram nas 14 regiões.
As eleições regionais de ontem são vistas como o ensaio geral das eleições nacionais do Congresso em dezembro e da presidencial em março do ano que vem, que definirá o sucessor de Putin. O próprio presidente não é filiado a nenhum partido.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Espanha: Sob tensão, Madri inaugura monumento a vítimas do 11/3
Próximo Texto: Questão nuclear: Irã quer explicar projeto atômico na ONU
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.