São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VATICANO

Papa também usou palavra "satanás" pela 1ª vez e nomeou bispo brasileiro

Bento 16 faz saudação em português

DA REDAÇÃO

No mesmo dia em que nomeou um bispo brasileiro, o papa Bento 16 pronunciou sua primeira saudação em português desde que foi escolhido o substituto de João Paulo 2º, no dia 19 de abril.
"Saúdo com afeto os peregrinos de língua portuguesa, especialmente alguns visitantes brasileiros que estão aqui", afirmou o papa, em um discurso para cerca de 17 mil pessoas na praça São Pedro, em Roma.
Durante o mesmo discurso, o papa falou, pela primeira vez, sobre a influência do Diabo nas ações humanas.
"Ante as más energias e as violentas aparições do Satanás, como as calamidades que geram tantos males, o Senhor se levanta como árbitro supremo da história humana", afirmou.
O papa convocou os católicos de todo o mundo a "construir uma sociedade inspirada nos valores cristãos", em um momento em que alguns países da Europa estão tomando medidas contrárias à igreja. A Espanha, por exemplo, aprovou recentemente um projeto de lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Bispo brasileiro
O franciscano Severino Clasen, 51, foi nomeado ontem por Bento 16 o novo bispo da cidade de Araçuí, em Minas Gerais. Clasen era reitor e pároco da paróquia-santuário de São Francisco de Assis, na zona oeste da cidade de São Paulo. Ele nasceu no Estado de Santa Catarina, estudou filosofia em Curitiba e teologia em Petrópolis (RJ), e foi ordenado sacerdote em 1982.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Guerra sem limites: Monomotor assusta a sede do poder nos EUA
Próximo Texto: França adverte humoristas por piada sobre papa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.