São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França adverte humoristas por piada sobre papa

DA REUTERS

O canal de televisão francês "Canal Plus" foi repreendido pelo Conselho de Mídias da França por ter feito referências ao nazismo para satirizar o papa Bento 16 em um conhecido programa humorístico do país, "Notícias das Marionetes".
O programa se parece com um telejornal convencional. A diferença é que os protagonistas- jornalistas e entrevistados- são marionetes gigantes, quase idênticas às pessoas que procuram imitar. As personalidades "transformadas" em marionetes concedem entrevistas nas quais são satirizadas.
A marionete de Bento 16 foi batizada de "Adolf 2º", referência ao ditador nazista Adolf Hitler. Em 20 de abril, "Adolf 2º" deu entrevista ao jornal e, ao se despedir, disse: "Que Deus os abençoe. Em nome do Pai, do Filho e do 3º Reich".
A Igreja Católica francesa disse que o programa tripudiou sobre os valores defendidos por Bento 16, e as organizações judaicas lembraram que o papa só serviu a uma organização nazista em sua juventude porque fora forçado a fazê-lo.
De nada serviram as desculpas que o canal pediu logo após a emissão do episódio. O governo disse que, se houver próxima vez, vai aplicar uma severa multa ao "Canal Plus".


Texto Anterior: Vaticano: Bento 16 faz saudação em português
Próximo Texto: Panorâmica - Bolívia: Presidente não sanciona lei de hidrocarbonetos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.