São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente diz que oposição busca secessão

DE CARACAS

Já em clima de campanha para as eleições regionais de novembro, Hugo Chávez acusou ontem a oposição de buscar a vitória nos Estados do oeste para provocar a secessão do país.
"Quem votar nas eleições de novembro pela oposição está votando pela guerra, enquanto nós somos a paz", disse, durante o programa dominical de TV "Alô, Presidente".
"Logo depois das eleições de novembro, a oposição golpista quer declarar a autonomia desses setores, o qual responde ao plano ofensivo do império", continuou Chávez.
Segundo pesquisas, o governo terá dificuldade em vencer os Estados dessa região. Zulia (noroeste), rico Estado petroleiro, deverá permanecer com a oposição. Já Táchira e Apure (oeste) poderão sair das mãos do chavismo, que hoje governa 20 dos 24 Estados do país.
Chávez tem dito que o "império" e a oposição buscam criar um movimento separatista, fazendo um paralelo com as acusações feitas contra a oposição boliviana radicada em Santa Cruz.
A oposição venezuela rebate as acusações e diz que Chávez está tendo um novo "arrebatamento lunático". (FM)


Texto Anterior: Textos incluem relatos, mas usam codinomes
Próximo Texto: Grupo pró-Europa vence eleição na Sérvia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.