UOL


São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

EUA

Arquidiocese de Louisville faz acordo com vítimas de abusos e pagará US$ 25,7 mi
A Arquidiocese de Louisville (EUA) anunciou ontem um acordo para pagar US$ 25,7 milhões para 243 pessoas que dizem ter sido abusadas sexualmente por padres, religiosos e empregados da instituição.
O acordo é o maior a afetar diretamente as propriedades de uma diocese em duas décadas, desde que as vítimas começaram a processar a Igreja Católica por casos de abusos sexuais cometidos por padres. Foi também um dos mais rápidos acordos, alcançado em apenas cinco dias de negociações.
As igrejas da Arquidiocese de Louisville têm cerca de 200 mil membros. Dos 115 padres da instituição, 34 foram acusados pelas vítimas por abusos cometidos desde a década de 40 até 1997. Noventa dos acusadores disseram ter sido abusados pelo padre aposentado Louis Miller, que, no mês passado, foi condenado a 20 anos de prisão por abusar sexualmente de crianças.
Três quartos das 243 supostas vítimas disseram ter sido molestadas ou por Miller ou por outros três padres.
(DO "NEW YORK TIMES")


Texto Anterior: Brasileiros temem nova escalada
Próximo Texto: Irã na mira: Teerã trabalha para ter arma nuclear, diz Rumsfeld
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.