São Paulo, segunda-feira, 12 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ÁSIA

Aliança de Koizumi vence eleição japonesa, mas oposição sai fortalecida
Os partidos da coalizão do governo japonês conseguiram uma ampla maioria na Câmara Alta do Parlamento nas eleições de ontem, mas os bons resultados da oposição sinalizam uma perda de poder do primeiro-ministro Junichiro Koizumi.
Segundo os principais canais de TV japoneses, o Partido Liberal Democrata, de Koizumi, e o Komeito, partido aliado do governo, conseguiram juntos pelo menos 55% das cadeiras, assegurando a liderança da Câmara Alta.
Ajudou a oposição a capitalizar mais votos, no entanto, a crescente queda na popularidade de Koizumi, provocada em parte pelo fato de o Japão ter enviado tropas ao Iraque. O Partido Democrático, opositor ao governo, aumentou sua presença Câmara Alta do Parlamento em pelo menos nove cadeiras, chegando a preencher 47 do total, conforme apontam resultados preliminares da disputa. Os resultados oficiais devem sair na manhã de hoje.
O partido de Koizumi, no poder praticamente desde 1955, ainda detém ampla maioria da Câmara Baixa, a mais importantes das duas casas.


Texto Anterior: Venezuela: Chávez pretende disputar reeleição
Próximo Texto: Ásia: Explosão mata cinco no Afeganistão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.