São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Atentado a bomba matou 257 em 1993

DA REDAÇÃO

A cidade de Mumbai (ex-Bombaim) foi também alvo de uma série de 13 ataques a bomba no dia 12 de março de 1993 em que 257 pessoas foram mortas mais de 1.100 ficaram feridas.
As ações foram atribuídas a um grupo islâmico, que teria organizado os atentados em retaliação à demolição de uma mesquita por grupos hindus.
Em dezembro de 2001, militantes islâmicos atacaram o Parlamento da Índia, em Nova Delhi, deixando 14 pessoas mortas, incluindo membros do grupo que executou a ação. O governo indiano acusou o Paquistão, que negou envolvimento.
Dois carros-bomba explodiram próximo a uma atração turística de Mumbai em agosto de 2003, matando 52 pessoas e ferindo mais de cem.
Em março deste ano, ataques coordenados em um trem e em um templo hindu na cidade de Varanasi mataram 20 pessoas. Militantes separatistas da Caxemira foram acusados pela ação. A região é objeto de disputa entre a Índia e o Paquistão.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Atentados matam ao menos 179 na Índia
Próximo Texto: EUA vão aplicar Convenção de Genebra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.