São Paulo, domingo, 12 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biógrafo do ator acredita em chapa Thompson-Condoleezza em 2008

DE WASHINGTON

Condoleezza Rice como candidata a vice na chapa de Fred Thompson? É no que crê Steve Gill, autor da biografia "The Fred Factor - How Fred Thompson May Change the Face of the '08 Campaign" (O Fator Fred - Como Fred Thompson Pode Mudar a Campanha de 2008, Music City News Publishing).
Vale prestar atenção no que diz esse radialista, advogado e ex-membro do Escritório de Comércio Exterior de Bush pai e Clinton. Afinal, escreveu o livro em maio de 2006, quando o ator não era cotado nem para interpretar um candidato na TV. Na sexta, falou à Folha, por telefone, do Tennessee. (SD)

 

FOLHA - Em 2006, o sr. escreveu que Thompson poderia mudar a campanha.
STEVE GILL
- Pois é, quem sabe não ganho uma embaixada caso ele seja eleito? Penso em pedir a do Brasil. Sério, talvez eu soubesse que ele iria concorrer antes mesmo dele. Aliás: ele deixará claro que está concorrendo na sexta e anunciará oficialmente em 5 de setembro.

FOLHA - Por que acha que ele tem chances de se eleger?
GILL
- Tem o fator celebridade dos filmes de TV e do cinema que lhe dá aquele algo a mais que Giuliani tem. Ao contrário do ex-prefeito, no entanto, ele tem credenciais conservadoras o suficiente que o tornam elegível para as bases republicanas. O ex-governador Mitt Romney também tem credenciais, mas não o "algo mais".

FOLHA - E se Giuliani continuar à frente e for indicado?
GILL
- Então acho que veremos o ex-prefeito ser obrigado a compor com um republicano ultraconservador para vice, talvez até [o congressista antiimigração] Tom Tancredo.

FOLHA - Muitos analistas comparam Thompson a Ronald Reagan.
GILL
- Acho que ele vai se aproveitar disso de alguma maneira, e que o "efeito Hollywood", chamemos assim, faz a comparação mais fácil de ser feita pela mídia e pelo público. Mas só houve um Reagan, o próprio Thompson lhe dirá isso. Há semelhanças, no entanto: grandes comunicadores, com senso de humor autodepreciativo.

FOLHA - Quem o sr. vê como vice, se ele for candidato principal?
GILL
- Hillary Clinton é a candidata democrata, não tenha dúvidas. E não escolherá Obama como vice; ela e Bill Clinton sozinhos têm 90% do voto negro do partido. Creio que ela escolherá Bill Richardson [governador do Novo México], para atrair o voto hispânico, que ultrapassará o voto negro em 2008. Como os republicanos podem fazer frente à chapa Hillary-Richardson? Thompson e Condoleezza Rice. Ajuda a compensar a questão de gênero e diminuiria um pouco a vantagem dos democratas sobre o eleitor negro. E a atual secretária de Estado tem carisma e currículo para o posto.

FOLHA - Dizem que Thompson foi um senador preguiçoso.
GILL
- Falavam o mesmo de Reagan. Acho que isso ele resolverá ao mostrar ou não entusiasmo na campanha.


Texto Anterior: Republicanos inventam "novo Reagan"
Próximo Texto: Isto é Trompson
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.