São Paulo, domingo, 12 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RECONCILIAÇÃO

Almoço informal marca 1ª visita de Sarkozy a Bush

DA REDAÇÃO

Um almoço "informal", com cachorros-quentes e hambúrguer, marcou o primeiro encontro nos EUA do presidente francês Nicolas Sarkozy com seu colega americano, George W. Bush.
Sarkozy foi sozinho à casa de praia dos Bush, no Maine, pois sua mulher, Cécilia, desistiu de última hora por estar com dor de garganta.
Bush reconheceu os desacordos com a França, "particularmente sobre o Iraque", mas disse que ele e Sarkozy iriam conversar "de coração para coração" sobre Líbano, Sudão e Irã, principalmente. O presidente americano afirmou querer que Sarkozy o ajude a impedir o Irã de produzir armas nucleares -Teerã nega a intenção.
Os EUA apostam em melhorar as relações com a França graças ao "pró-americano" Sarkozy, depois das turbulentas relações com seu antecessor, Jacques Chirac, crítico da invasão do Iraque em 2003. Sarkozy está de férias, nos EUA, em New Hampshire. Ele interrompeu o descanso na sexta-feira, ao voltar à França para o enterro do arcebispo de Paris, e retornou aos EUA.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Policial do caso Madeleine assume foco em homicídio
Próximo Texto: Polônia: Premiê polonês quer eleição antecipada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.