São Paulo, quarta-feira, 12 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NY vive caos, com filas para doar sangue e estocar comida e dinheiro

DE NOVA YORK

DA REPORTAGEM LOCAL

A ilha de Manhattan entrou em colapso ontem. No meio da tarde, após a tragédia, as pessoas faziam filas em hospitais para doar sangue. Nos bancos e supermercados que ainda permaneciam abertos os nova-iorquinos se aglomeravam para estocar comida e dinheiro. O vaivém lembrava cenas de tempos de guerra.
Parte da população atendia a um alerta do prefeito Rudolph Giuliani, cujo escritório foi evacuado. Ele foi à TV: "Comprem comida e vão para casa, para não atrapalharem o trabalho dos bombeiros e a circulação das ambulâncias. E rezem pelas vítimas".
Os ataques tiveram reflexo instantâneo no ritmo da cidade. Primeiro, as linhas telefônicas começaram a ficar congestionadas. Celulares e telefones públicos saíram do ar. Em seguida, foi a vez de todas as linhas de metrô que passam pelo bairro (são 16) serem interrompidas. Com isso, as ruas foram tomadas por milhares de pedestres, e os ônibus não deram conta da demanda súbita.
Assim, começaram a lucrar os táxis, que passaram a cobrar por fora, dobrando o preço. Mas eles ficavam parados no tráfego -totalmente congestionado.
Por decisão da prefeitura, toda a região que vai da rua Canal até o Battery Park, no extremo sul da ilha, teve o trânsito interrompido. Pontes e túneis que servem a área só voltam a funcionar hoje.
Também nesta área o comércio parou de funcionar, atitude imitada por lojistas de outras regiões da cidade. Todos os prédios públicos, federais, estaduais e municipais, foram evacuados.
Foi cancelado o primeiro turno das eleições municipais, que aconteceriam hoje e escolheriam quais seriam o candidato democrata e o candidato republicano que concorreriam à prefeitura. (SD e SC)
Leia mais sobre os atentados nos EUA na Folha Online


Texto Anterior: Crianças de Nova York enfrentam clima de guerra após o atentado
Próximo Texto: Testemunhas: Na torre, "o chão parecia uma geléia", conta paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.