São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Movimento surgiu em 1961 na ex-Iugoslávia

DA REDAÇÃO

O Movimento dos Não-Alinhados foi fundado em 1961 em Belgrado, na então Iugoslávia, por países do Terceiro Mundo.
O objetivo era rejeitar o alinhamento tanto com os EUA quanto com a União Soviética, no contexto bipolar da Guerra Fria.
Entre seus fundadores, estão os então líderes da Iugoslávia, Josip Broz Tito, da Índia, Jwaharla Nehru, do Egito, Gamal Abdel Nasser, e da Indonésia, Sukarno.
Desde o final da Guerra Fria, com o colapso do comunismo na área de influência da União Soviética, entre o final dos anos 1980 e o início dos 1990, o movimento tem se esforçado para encontrar um novo propósito.
Analistas acreditam que a coesão do bloco é prejudicada por grandes diferenças econômicas, culturais, históricas e religiosas.
Entre os integrantes do movimento está a maioria dos países da África, do Oriente Médio, da Ásia e da América Latina.
O Brasil não faz parte do bloco. O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, participará da Cúpula dos Não-Alinhados em Havana na condição de observador.
Durante a 14ª edição do evento, o número de integrantes do movimento chegará a 118, com as adesões do Haiti e de St. Kitts e Nevis.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Cúpula dos Não-Alinhados começa em Cuba
Próximo Texto: Colômbia: Uribe nega participação de militares em falsos atentados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.