São Paulo, quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ITÁLIA

Premiê Silvio Berlusconi sofre derrota na Câmara dos Deputados

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, sofreu novo revés político ontem, quando o Parlamento italiano não aprovou um texto rotineiro sobre o balanço de contas do governo de 2010. Berlusconi chegou a ser vaiado na Câmara por deputados da oposição que gritavam: "Demissão! Demissão!". Para ser aprovado, o texto necessitava obter 291 votos, mas a votação terminou em empate -governo e aposição obtiveram 290 votos cada um.
A oposição afirmou que a não aprovação do balanço dá prova do enfraquecimento da coalizão governista. O premiê deixou ontem a Câmara em silêncio. Mas membros de seu governo disseram que ele irá pedir um voto de confiança ao Parlamento, em sessão a ser realizada provavelmente amanhã ou na sexta.
O governo de Berlusconi vem se enfraquecendo, entre outros motivos, devido à crise da dívida soberana, que arruinou as contas da Grécia e ameaça solapar também a Itália. Além disso, Berlusconi responde na Justiça a acusações de ter pago para fazer sexo com uma adolescente marroquina e de ter abusado do poder para livrá-la de uma detenção.
Um dos personagens-chave que negaram apoio ao premiê na votação foi o ministro das Finanças, Giulio Tremonti, que se distanciou de Berlusconi quando esse lançou uma proposta de anistia fiscal da qual Tremonti discordava. Recentemente, Umberto Bossi, líder da Liga do Norte -cujo apoio político é crucial ao premiê- sugeriu que Berlusconi não terminá seu mandato.


Texto Anterior: Ucrânia: Ex-premiê é condenada a sete anos de prisão em julgamento politizado
Próximo Texto: Mercado financeiro dos EUA deverá perder 10 mil vagas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.