São Paulo, quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

UCRÂNIA

Ex-premiê é condenada a sete anos de prisão em julgamento politizado

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Yulia Tymoshenko, ex-premiê ucraniana em duas ocasiões (2005 e 2007-10), foi sentenciada a sete anos de prisão, após um julgame nto politicamente carregado.
A sentença dada foi a pena máxima pe dida pela promotoria por acusações de que Tymoshenko teria prejudicado os interesses da Ucrânia quando, ainda no cargo em 2009, negociou o preço do gás natural com a Rússia.
Partidários da ex-premiê e autoridades ocidentais insistem que seus atos não poderiam ser descritos como criminosos. "O veredicto foi anunciado após julgamento que não respeitou padrões internacionais com relação a procedimentos legais justos, transparentes e independentes", disse Catherine Ashton, a chefe da diplomacia da UE (União Europeia).
Nas últimas semanas, diplomatas americanos e ocidentais alertaram que a prisão de Tymoshenko faria do presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, "persona non grata" em capitais ocidentais e prejudicaria o Acordo de Livre Comércio e Associação da Ucrânia com a UE, perto de se completar.
A decisão judicial deve congelar a integração do país com a Europa ocidental. Membros do partido de Tymoshenko, o Batkivshchyna, disseram que vão apelar à Corte Europeia de Direitos Humanos, e, se for preciso, convocarão manifestações. Centenas de partidários e opositores de Tymoshenko montaram acampamentos de barracas diante do tribunal, aguardando o veredicto.


Texto Anterior: Análise/Bancos: Europeus são 'grandes demais para quebrar'
Próximo Texto: Itália: Premiê Silvio Berlusconi sofre derrota na Câmara dos Deputados
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.