São Paulo, terça-feira, 12 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ÁFRICA

Fome na Etiópia pode matar mais que em 84
Agências humanitárias internacionais alertaram ontem que a falta de alimentos na Etiópia pode causar uma onda de fome superior à que matou mais de 1 milhão de etíopes em 1984, se não houver aumento da ajuda ao país.
Cerca de 10 milhões dos cerca de 68 milhões de habitantes já estão sendo afetados pela seca que atinge o país. O número deve crescer para 14 milhões se a ajuda não chegar. Muitas crianças e idosos já estão morrendo de fome.
"A coisa está se tornando difícil de lidar. Muitos já fazem comparações com 1984", disse David Snyder, do Serviço de Amparo Católico. Imagens de crianças etíopes morrendo de fome e de adultos desesperados rodaram o mundo naquela época, provocando, em resposta, uma ajuda humanitária maciça ao país.
O primeiro-ministro da Etiópia, Meles Zenawi, afirmou que "se a fome de 1984 foi um pesadelo, o próximo ano será mais horripilante."
A Etiópia sofre secas cíclicas. A falta de chuvas no país está se tornando cada vez mais frequente.


Texto Anterior: Brasileira relata noite de terror no kibutz
Próximo Texto: Rússia x UE: Fechado acordo sobre o encrave de Kaliningrado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.