São Paulo, quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Favorito em Jerusalém é contra ceder território

Empresário lidera boca-de-urna contra ortodoxo

DA REDAÇÃO

O empresário Nir Barkat, 49, tinha oito pontos percentuais de margem sobre o ultra-ortodoxo Meir Porush, 53, seu principal concorrente na eleição para prefeito de Jerusalém, na pesquisa de boca-de-urna divulgada após o encerramento da votação ontem em Israel. Ele liderava por 50% a 42%, segundo levantamento patrocinado pelo estatal Canal 1.
A disputa foi uma das mais acirradas corridas municipais de ontem, realizadas três meses antes das eleições gerais, que foram antecipadas.
Envolvidos no debate nacional, os principais partidos israelenses, Kadima (centro) e Likud (direita), viram Barkat e Porush polarizarem as atenções em Jerusalém, em disputa que foi marcada principalmente pela oposição entre política secular e religiosa.
Autodefinido como um político de direita, segundo o diário "Haaretz", Barkat concordou com Porush (que é membro do Knesset, o Parlamento unicameral) em se opor a qualquer projeto de paz com os palestinos que sugira devolução de terras de Jerusalém e em incentivar a construção de milhares de residências para israelenses na região oriental (árabe) da cidade, que é reivindicada pelos palestinos como sua futura capital.
Ontem, os principais concorrentes à eleição geral de fevereiro trataram da relação com os palestinos. O ex-premiê Benjamin Netanyahu (Likud), líder nas pesquisas, defendeu a suspensão das negociações com os palestinos. Ele insistiu em que dividir o controle de Jerusalém está fora de questão.
Já a chanceler Tipzi Livni (Kadima) se distanciou das declarações de seu colega de legenda, o premiê Ehud Olmert, que defendeu a volta às fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias (1967).


Com agências internacionais


Texto Anterior: Novo governo julgaria nos EUA os prisioneiros de Guantánamo
Próximo Texto: Obama liga para Lula, que o convida a vir ao Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.