São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Inspirados em gregos, jovens de outros países protestam

DA REDAÇÃO

Num sinal de que os protestos violentos que afetam a Grécia há seis dias podem contagiar outros centros europeus, Espanha, Dinamarca e Itália registraram, nos últimos dois dias, destruição de vitrines de lojas, ataques a bancos e arremessos de garrafas contra policiais.
Na França, carros e latas de lixo foram incendiados diante do consulado grego em Bordeaux ontem. Hoje estão previstos novos protestos no país e na Alemanha.
Autoridades afirmam que, até ontem, eram incidentes isolados, sem a dimensão do caos grego. Mas temem que a crise iniciada sábado em Atenas seja um gatilho para agitações antiglobalização.
"Não podemos avançar nas conclusões e dizer que existe perigo de contágio da situação grega na França. Mas isso está sendo observado", disse porta-voz de Paris.
Anteontem, manifestantes diante da Embaixada da Grécia em Roma capotaram um carro e causaram danos a veículos policiais. No centro de Copenhague (Dinamarca), a tropa de choque foi alvo de garrafadas de manifestantes, num tumulto que teve 63 pessoas presas e depois liberadas. Em Madri e Barcelona, os alvos foram postos policiais, bancos e lojas.
Em Atenas, o tumulto foi menor ontem que nos últimos dias. Manifestantes bloquearam ruas, viraram carros e lançaram pedras e garrafas em 20 delegacias.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Irlanda fará novo referendo sobre Europa
Próximo Texto: Susto na cúpula européia: Polícia belga prende 14 suspeitos de terrorismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.