São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Índice

ZIMBÁBUE

Região de divisa vive "desastre", diz África do Sul

DO "FINANCIAL TIMES"

Autoridades sul-africanas qualificaram a situação na fronteira com o Zimbábue de "desastrosa", com a entrada diária de milhares de refugiados, que fazem a epidemia de cólera que assola o vizinho há quatro meses transpor a divisa.
O ditador zimbabuano Robert Mugabe anunciou ontem, entretanto, o fim da epidemia no país. A OMS (Organização Mundial de Saúde), no entanto, disse que a situação do cólera no Zimbábue está piorando. Estima-se que 800 pessoas já tenham morrido desde agosto vítimas da epidemia.
O agravamento da crise humanitária no país, que enfrenta ainda desemprego de 80%, a maior inflação do mundo e falta de alimentos para cerca de metade da população, intensificou as pressões de EUA e União Européia para que Mugabe, desde 1980 no poder, renuncie.
A África do Sul, cujo ex-presidente Thabo Mbeki assumiu o papel de mediação política entre Mugabe e a oposição, sob críticas internacionais, começa a rever a posição moderada. Jacob Zuma, candidato favorito à Presidência sul-africana, deverá endurecer as críticas a Mugabe.


Texto Anterior: La Paz diz que estudará proposta da QG para transferir obras à OAS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.