São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA

Presidente acusa meios de comunicação de golpismo

Chávez ameaça revogar concessões privadas de rádio e de televisão

DA REDAÇÃO

O presidente venezuelano Hugo Chávez determinou ontem que as concessões de rádio e TV privadas sejam revistas. O presidente acusa os meios de comunicação de apoiar a greve geral "subversiva e fascista" contra seu governo que paralisa o país há 43 dias.
"Ordenei uma revisão de todo o procedimento jurídico", disse Chávez em seu programa "Alô, presidente", no qual voltou a afirmar que os meios de comunicação privados do país são "golpistas e fascistas". "Se eles insistirem em usar as concessões para fazer propaganda de guerra, eu serei obrigado a revogar as concessões", ameaçou.

"Mentiroso"
Desde o início da greve, no dia 2 de dezembro, os quatro grandes canais de TV privados apóiam abertamente a paralisação. A cada intervalo comercial, transmitem propagandas do grupo opositor Coordenadoria Democrática (CD) acusando Chávez de "mentiroso", "assassino" e "fracassado" e pedindo a antecipação das eleições.
Opositores de Chávez fizeram ontem uma manifestação na região do QG militar de Caracas, retornando ao local onde, duas semanas atrás, choques entre manifestantes e militares deixaram dois mortos e dezenas de feridos.
Dezenas de soldados bloquearam a entrada do parque Los Próceres, nas cercanias do forte Tiuna. Quando os manifestantes tentaram passar, os militares responderam com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha. Um fotógrafo ficou ferido.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente Médio: 7 palestinos e 2 israelenses morrem em dia tenso no Oriente Médio
Próximo Texto: Fim de uma era: Morre Galtieri, o ditador que levou a Argentina à Guerra das Malvinas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.