UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Washington nega que tenha ignorado a AL

DE WASHINGTON

O secretário de Estado americano, Colin Powell, negou ontem que os EUA estejam negligenciando a ajuda social e humanitária à América Latina ao concentrar sua política externa na crise do Iraque. Questionado pelo deputado democrata Robert Menendez em depoimento no Congresso, Powell disse que a preocupação da Casa Branca com os problemas sociais da região continua grande.
"Não estamos ignorando nossas responsabilidades com os países [do hemisfério], especialmente com relação à Argentina, ao Brasil, à Colômbia e à Venezuela", disse Powell. "Participei das reuniões para criar os Amigos da Venezuela...Trabalhamos duramente para achar uma solução para a Argentina. O presidente Lula esteve aqui e estamos trabalhando com o Brasil para ajudá-los."
O deputado Menendez criticou a Casa Branca por ter reduzido o volume da ajuda à América Latina enquanto elevou o apoio militar à Colômbia dentro do Orçamento apresentado ao Congresso na semana passada. Segundo o deputado, os EUA estariam estimulando atividades terroristas na região ao negligenciar seus problemas.

Gutiérrez
O presidente do Equador, Lucio Gutiérrez, encontrou-se ontem com o presidente dos EUA, George W. Bush, e disse não acreditar que a América Latina venha a ser esquecida pelos americanos. "No momento em que os EUA têm grandes preocupações [sobre o Iraque], seu presidente encontrou tempo para receber o presidente do Equador. Isso mostra a preocupação em relação à América Latina", disse Gutiérrez.
(MA)


Texto Anterior: Presidente deve renunciar, diz líder cocaleiro e deputado boliviano
Próximo Texto: Panorâmica - Europa: Juiz italiano manda libertar 28 paquistaneses suspeitos de terrorismo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.