São Paulo, segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dinamarqueses entendem reação de muçulmanos

DA REDAÇÃO

A maioria dos dinamarqueses entende por que muçulmanos de todo o mundo ficaram irritados com a publicação de charges sobre o profeta Muhammad, segundo pesquisa publicada ontem por um jornal do país.
Mas menos da metade dos entrevistados disse acreditar que tenha sido um erro do jornal "Jyllands-Posten" publicar as 12 controversas charges sobre o profeta. A reprodução dos desenhos por outros jornais europeus deu início a violentos protestos no mundo muçulmano.
Os dinamarqueses acabaram sendo o maior alvo desses protestos, algumas de suas missões diplomáticas foram incendiadas em países muçulmanos, como a Síria, e seus produtos vêm sendo boicotados.
A pesquisa, realizada pelo Instituto Gallup para o jornal "Berlingske Tidende", mostrou que 56% dos dinamarqueses compreendem a razão pela qual os muçulmanos se sentiram ofendidos pelas charges.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Religião: Protestos podem sair de controle, diz Rice
Próximo Texto: Nuclear: Ataque ao Irã mataria milhares, diz estudo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.