São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Tratado com Bogotá sofre resistência

DO "FINANCIAL TIMES"

Funcionários do governo americano e assessores do Congresso intensificaram as negociações para a aprovação, pelos parlamentares de maioria democrata, do TLC (Tratado de Livre Comércio) com a Colômbia. Mas pessoas familiarizadas com as negociações dizem que não há um acordo à vista e que a Casa Branca optará por submeter o TLC à votação sem garantir primeiro apoio bipartidário.
O impasse surge quando a política comercial dos EUA vem sendo debatida na disputa presidencial, com os pré-candidatos democratas sinalizando que querem renegociar o Acordo de Livre Comércio da América do Norte.
Muitos democratas se opõem ao tratado com Bogotá, alegando que a Colômbia não fez o suficiente para conter a violência contra líderes sindicais. Mas fontes afirmam que o apoio deles poderia ser conquistado caso o governo aceitasse o aumento da ajuda federal aos trabalhadores que sofrerão prejuízos com o tratado.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Amorim diz ser contra dar status político às Farc
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.