São Paulo, terça-feira, 13 de abril de 2010

Texto Anterior | Índice

Pulitzer é concedido pela 1ª vez a site noticioso

Colunista que escreveu para a Folha também leva prêmio

DA REDAÇÃO

O ProPublica, um site de notícias sem fins lucrativos sediado em Nova York, conquistou um prêmio Pulitzer, na primeira vez na história que a distinção mais cobiçada do jornalismo americano é concedida a uma organização de jornalismo on-line. Os vencedores de 2009 foram anunciados ontem pela Universidade Columbia.
O ProPublica foi um dos vencedores na categoria investigação graças a uma reportagem sobre mortes controversas ocorridas em um hospital de Nova Orleans após a passagem do furacão Katrina, em 2005. A repórter Sheri Fink investigou casos de médicos que teriam dado doses letais de remédios a pacientes que supostamente não poderiam ser salvos das inundações. A reportagem também foi publicada na revista do "New York Times".
O site vencedor foi fundado há dois anos por jornalistas veteranos que se dedicam a fazer investigações que grandes veículos relutam em bancar. O site se sustenta graças a doações. Em outro prêmio inédito para o jornalismo on-line, o site do "San Francisco Chronicle" ganhou o Pulitzer na categoria charge editorial.
Mas o grande vencedor de 2009 foi o jornal "Washington Post", que obteve quatro Pulitzer. Uma das premiações ao "Post", a de comentário e crítica, foi concedida à colunista Kathleen Parker, que escreveu com exclusividade para a Folha em 2008 uma série de textos sobre a eleição presidencial americana daquele ano.
O principal jornal de Washington deixou para trás neste ano o rival "New York Times", que obteve três Pulitzer, entre os quais os de reportagem didática e o de notícia nacional.
Distribuída desde 1917, a recompensa foi instituída a partir do testamento de Joseph Pulitzer, proprietário de jornal que morreu em 1911.
Os premiados, escolhidos por uma comissão de 18 jurados, recebem US$ 10 mil.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Brasil e Turquia defendem evitar mais sanções ao Irã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.