São Paulo, quinta-feira, 13 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ELEIÇÃO NOS EUA

Kerry quer indicar senador republicano McCain como secretário da Defesa
John Kerry, o virtual candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos em novembro, disse ontem que o senador republicano John McCain é o seu nome preferido para ocupar o cargo de secretário da Defesa em um eventual mandato que venha a exercer.
McCain foi derrotado pelo presidente George W. Bush nas primárias do Partido Republicano em 2000. Diante de insistentes rumores, o senador do Arizona foi obrigado há poucas semanas a declarar que não aceitaria concorrer na próxima eleição como candidato a vice na chapa de seu amigo democrata. Sobre a declaração de ontem feita por Kerry, McCain limitou-se a dizer: "Não, obrigado".
Caso essa possibilidade venha a se concretizar, não será um fato inédito: o democrata Bill Clinton, em seu segundo mandato na Presidência (1997-2001), colocou na chefia do Pentágono William Cohen, senador republicano por Maine.
Como os democratas de maneira geral são vistos pela população como menos firmes em questões de segurança, a indicação de um republicano pode trazer vantagens eleitorais.


Texto Anterior: EUA sustam relatório sobre abusos
Próximo Texto: Venezuela: Chávez pede aos EUA saída de seus militares
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.