São Paulo, segunda-feira, 13 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Oposição admite revés

Líder ambíguo ganha etapa de eleição libanesa

DA ASSOCIATED PRESS

Candidatos abertamente anti-Síria sofreram derrotas na etapa de ontem das primeiras eleições parlamentares realizadas após o fim da ocupação do Líbano, disse o líder da oposição drusa.
Walid Jumblatt reconheceu que o seu ex-aliado Michel Aoun, que dividiu a oposição e, segundo o druso, disputa as eleições com a ajuda velada da Síria, estava em vantagem em regiões onde a disputa eleitoral está mais acirrada. O resultado final deve sair hoje.
O triunfo de Aoun deve prejudicar a tentativa da oposição de obter a maioria no Legislativo e de afastar o presidente da República favorável à Síria, Emile Lahoud.
Jumblatt acusa Aoun, um ex-comandante militar anti-Síria que voltou de 14 anos de exílio em maio, de ter sido trazido por Damasco para minar a oposição.
"Michel Aoun é um pequeno instrumento (sírio)", disse. "Reconheço que ele saiu vitorioso."
Em suas primeiras declarações, Aoun se disse disposto a conversar com outras facções. Sua principal bandeira eleitoral foi a luta contra a corrupção.


Texto Anterior: Terror: Bombas matam oito no Irã a cinco dias de eleição
Próximo Texto: América do Sul: Governo boliviano e El Alto selam trégua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.