São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Turquia inicia fase concreta de negociações para adesão à UE

DA REDAÇÃO

Os ministros de Relações Exteriores da União Européia decidiram abrir a primeira fase concreta das negociações de adesão da Turquia ao bloco, depois de conseguir superar ontem a oposição do Chipre.
A União Européia teve que aceitar a demanda do Chipre e assim fez uma advertência à Turquia de que deve normalizar as relações com o governo greco-cipriota.
O capítulo temático de ciência e pesquisa é o primeiro dos 35 que formam parte das negociações de adesão da Turquia. A Croácia também se encontra no mesmo estágio para entrar no bloco. Todas as etapas da negociação podem levar até dez anos.
A principal advertência da UE para a Turquia se refere à ampliação da união aduaneira entre a Turquia e a UE aos dez novos sócios do bloco, que entraram 2004, entre eles o Chipre. Apesar de ter firmado o protocolo, as autoridades turcas continuam sem autorizar navios e aviões cipriotas a entrar em seus portos e aeroportos.
A ilha de Chipre está dividida em duas desde que o exército turco invadiu o norte em 1974. Foi pouco depois de um golpe de Estado, apoiado pela ditadura militar grega da época, que pretendia a unificação do país com a Grécia. A Turquia continua sem reconhecer o governo greco-cipriota do sul.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Guerra sem limites: Árabes nos EUA temem mais a polícia após 11/9, diz estudo
Próximo Texto: Terror em Londres: Blair defende chefe da polícia no caso Jean Charles
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.