São Paulo, domingo, 13 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPASSE NUCLEAR/Font>

Irã ameaça "destruir" 32 bases dos EUA

DA REUTERS

O Irã ameaçou ontem "destruir Israel e 32 bases americanas no Oriente Médio" caso se torne o alvo de uma operação militar para a destruição de seu programa nuclear.
A ameaça partiu de Mojtaba Zolnour, um clérigo que é adjunto do líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, e seu representante no corpo de elite da Guarda Revolucionária.
Zolnour, em declarações à agência oficiosa Fars, afirmou que "a capacitação da República Islâmica do Irã é tão sólida que, se os Estados Unidos dispararem um míssil, os mísseis iranianos retaliarão antes mesmo que esteja assentada a poeira do míssil americano".
O Irã anunciou esta semana o teste de um míssil capaz de atingir 2.000 quilômetros. A habilidade foi contestada pelos serviços ocidentais de inteligência, que ainda notaram uma fotomontagem na imagem oficial, para mostrar mais mísseis que os lançados.
Israel fez no mês passado exercícios sobre o Mediterrâneo, com caças-bombardeiros sendo reabastecido em vôo, possivelmente numa simulação de como seria um ataque aéreo ao Irã, que por sua vez ameaça bloquear o estreito de Hormuz, por onde passam 40% do petróleo mundial.


Texto Anterior: Brasil questiona americanos sobre frota
Próximo Texto: Texto da Cruz Vermelha acusa EUA de tortura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.